quarta-feira, 9 de maio de 2007

Notícias de Eletrotécnica

Cersul abre curso de eletrotécnica
Larissa Biléssimode Araranguá
Uma parceria entre a Cooperativa de Eletrificação Rural Sul Catarinense (Cersul), a prefeitura municipal de Turvo e a Satc permitiu a abertura de uma extensão do curso de Técnico em Eletrotécnica na cidade.
A qualificação da mão-de-obra será uma exigência da cooperativa a partir de 2008.
Entre os primeiros alunos do novo curso há diversos funcionários de carreira da cooperativa, que aprende- ram a prática com anos de serviço, mas que não têm ainda a teoria e a qualificação exigidas para o mercado de trabalho.
Adalto José Conti, por exemplo, já trabalha como eletricista há anos, mas agora tem a oportunidade de fazer um curso técnico perto de casa. "Corresponde as minhas necessidades. Tenho a prática de anos na Cersul, porém o trabalho na área a partir do ano que vem vai exigir no mínimo, o diploma de técnico em eletrotécnica", diz.
O curso começou em março e terá duração de dois anos. As aulas são diárias e o programa do curso está dividido e quatro módulos - ou seja, quatro semestres.
As aulas teóricas estão sendo lecionadas na E.E.B João Colodel, no centro de Turvo, e o estágio obrigatório é feito na sede da Satc, em Criciúma. A colaboração da administração municipal é feita com transporte gratuito para os alunos ao estágio supervisionado de um total de 380 horas.
"Além de ser uma necessidade regional da cooperativa de eletrificação, outras pessoas poderão ter oportunidade de adquirir novos co- nhecimentos e entrar no mercado de trabalho", diz a secretária de indústria, agroindústria, comércio, traba- lho e desenvolvimento comunitário, Valdinéia Scarabelot Casteller.

Nenhum comentário: