quarta-feira, 2 de maio de 2007

Resumo do livro do professor 1.1 e 1.2

Resumo de História

Parte 1: Tupis, botocudos e portugueses: as primeiras culturas do Cricaré
1.1- Entendendo os americanos...
Muitos estudiosos acreditam que os primeiros povos a habitarem o continente americano saíram do norte da China há mais de 40 mil anos, portanto os filhos desses asiáticos tornaram-se os primeiros americanos.
Esses primeiros americanos se espalharam por toda a América em diversos grupos no qual cada um desenvolveu uma cultura diferente.
Na América do Sul surgiram grandes nações indígenas, as que mais se destacaram foram as nações Jê e Tupi.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, encontraram os índios da família Tupi que estavam em Porto Seguro ( já que os índios tupi expulsaram os botocudos- Jê- para o interior).
Depois de dois séculos os botocudos voltaram para as terras do norte do Espírito Santo, onde os índios da região de São Mateus acabavam de sair de uma grande guerra.

1.2- São Mateus e os primeiros habitantes.
Os primeiros habitantes das terras do Cricaré quando São Mateus surgiu foram os tupis.
Os índios tupis desenvolveram o plantio da mandioca, isso dava uma condição de independência da caça e da pesca. Os tupis eram seminômades, isto é, não ficavam num mesmo lugar sempre.
Na aldeia dos tupis, existiam casas coletivas chamadas malocas, elas eram construídas ao redor de um granda pátio onde aconteciam as diversas atividades indígenas. Nas malocas, as famílias viviam reunidas e dormiam em redes. Também havia fogueiras que eram usadas para cozinhar, aquecer do frio e espantar insetos e animais.
Os homens da aldeia caçavam em grupo para a alimentação da tribo, eles tinham várias técnicas para pegar os animais, mas acima de tudo, respeitavam a natureza.
As mulheres tinham papel importante na aldeia, elas cuidavam da casa, das crianças, cozinhavam e ainda trabalhavam na roça de mandioca.
Os tupis conheciam uma enorme quantidade de plantas e ervas medicinais, muitas usadas até hoje. O chefe da aldeia era o cacique, havia também o pajé, que era o homem que fazia contato com os espíritos, eles eram muito respeitados. A religião tupi era ligada às forças da natureza e seu deus era chamado Tupã. Na sociedade indígena existia pobreza, pois tudo que tinham era de todos.
Os meninos desde pequenos eram preparados para a guerra, onde o objetivo principal era capturar o inimigo. Os guerreiros inimigos capturados que tivessem demonstrado mais coragem ficavam presos na aldeis dos vencedores, lá eles casavam e tinham filhos. Depois, eram mortos em um ritual religioso, depois estes homens eram comidos pelos índios da aldeia, pois, acreditavam que a coragem dos guerreiros passaria para quem comesse sua carne.
Hoje podemos encontrar vários artefatos tupis em São Mateus, como vasos de cerâmicas, urnas funerárias e outros tipos de artesanato.
No século 17, os botocudos voltaram para a região de São Mateus, já que os tupis abandonaram a região devido as doenças trazidas pela colonização.
Os botocudos eram indígenas que não tinham hábito de plantar, alimentavam-se de frutos e vegetais, da caça e da pesca. Eles eram nômades.
Além disso, os botocudos eram os guerreiros temidos pelos europeus.
Hoje, em São Mateus, podemos encontrar vários sítios arqueológicos dos temidos botocudos.

Nomes: Alan William & Kézzia de Almeida Turma: V04 02/05/2007

Nenhum comentário: