quarta-feira, 16 de maio de 2007

Resumo- parte 2

Parte 2- Guerra e garra: o desenvolvimento de São Mateus

2.1- Entendendo a colonização


Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles não deram muita atenção a terra, já que de início não encontraram metais preciosos e o território era extenso e cheio de florestas desconhecidas, mesmo assim havia outros povos querendo invadir o Brasil. Portugal passou a plantar cana-de-açúcar para a exportação.

2.2- A batalha do Cricaré

A batalha do Cricaré aconteceu após Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, pedir a Mem de Sá, então governador geral do Brasil, apoio contra os índios.
O apoio foi concedido através de Fernão de Sá e seus homens, que a chegarem a meio caminho de São Mateus, puderam ver as fortificações indígenas.
Os índios lutaram bravamente com seus muitos guerreiros e venceram os portugueses Fernão de Sá e a maioria de seus homens morreu, o que causou ódio e raiva aos portugueses.

2.3- Entendendo os brasileiros

Quando o Brasil começou a ser colonizado, na Europa acontecia uma guerra religiosa da igreja católica contra o protestantismo.
Com a colonização, chegaram os jesuítas para garantir que a única religião do Brasil fosse a católica, fazendo com que a igreja garantisse que Portugal fosse o único a ter direito de colonizar o Brasil.

2.4- No tempo da mandioca

Os jesuítas obrigavam os índios a aprenderem o catolicismo e em troca dava a eles moradia e proteção.
Os jesuítas tentaram educar os índios adultos, mas foi em vão, eles eram muito resistentes a sua própria religião. Resolveram então educar as crianças a religião católica.
Desse modo, a população jesuíta foi crescendo. Os jesuítas defendiam os índios com unhas e dentes. As aldeias jesuítas passaram a construir igrejas e casas e assim começou a urbanização da floresta.
Os jesuítas trocaram nomes de rios e vilas do indígena para o português. Foram, por séculos, os únicos que se preocuparam com a educação no Brasil, inclusive com a dos portugueses. Os cresceram muito ao passar do tempo, tinham terras e índios proibidos aos portugueses, o que fez Portugal tomar uma grande decisão. Marquês de Pombal, ministro do rei de Portugal, expulsou todos os jesuítas do Brasil em 1759.
Várias construções jesuítas foram destruídas ou abandonadas> Foi um momento difícil na educação do Brasil, pois quase não havia professor, por isso a maioria da população era analfabeta.
Muitos aventureiros estavam à caça de do ouro, mesmo antes da expulsão dos jesuítas. A notícia chegou a Portugal e o rei ordenou vigília ao rio Cricaré.
Grandes minas de ouro foram descobertas. Era proibido navegar no rio Cricaré e rio doce e houve a divisão do Espírito Santo- uma parte passou a ser Minas Gerais.
O Espírito Santo passou a ser grande produtor de mandioca.
Os portugueses passam a adotar alguns hábitos brasileiros como banho diário e não fumar, mas era proibido falar na língua dos índios.
São Mateus passou a crescer e a prosperar, estava aumentando a população e a venda da farinha da mandioca.
O Espírito Santo passou por dificuldades, mas somente São Mateus continuou tendo lucro. Desse jeito, São Mateus passou a ser a cidade mais rica de todo o Espírito Santo.

Nenhum comentário: